O Projeto

O Bahia: Revoluções Criativas é uma plataforma de transformação social autossustentável que abriga diversas ações em seu escopo, organizadas sob dois eixos principais: Capacitação e Qualificação / Fomento e Promoção.

Tendo como ponto de partida o Centro Histórico de Salvador, o projeto busca identificar, capacitar, requalificar, incentivar e promover o trabalho e o talento de indivíduos e grupos da capital e do interior do estado, gerando ocupação, trabalho, renda e visibilidade nas áreas de arte, cultura, inovação e tecnologia.

As ações previstas no projeto têm ainda profundo alinhamento com as práticas ambientalmente responsáveis, uma vez que todo o processo se baseia no uso consciente e criativo de resíduos e recursos reutilizáveis, criando, através do design sustentável, produtos de qualidade, com valor agregado e representativos da cultura da Bahia, sendo social e ambientalmente responsáveis e comercialmente viáveis.

O compromisso do Bahia: Revoluções Criativas é, sobretudo, com o empreendedorismo social, colaborativo e cultural, sendo seu público principal formado por jovens e adultos, de ambos os sexos, a partir dos 18 anos e de baixa renda.

A primeira fase do projeto teve início em novembro de 2016, contando com três Armazéns Criativos e a primeira edição da feira Coletivo Criativo, sendo todas as ações realizadas no Centro Histórico de Salvador.

O projeto é uma realização do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória e tem o patrocínio da Coelba.

Armazéns Criativos

Os Armazéns Criativos são programas de capacitação e qualificação, com objetivo de gerar trabalho e renda através de produtos que valorizem a identidade cultural baiana e que estejam alinhados com as diretrizes mundiais de sustentabilidade.

As capacitações visam promover transformações de vida de forma autossustentável, além de oferecer produtos de melhor qualidade e novos espaços culturais, nos quais serão destacados aspectos relevantes da história e da memória da Bahia.

As primeiras capacitações estão sendo realizadas nas áreas de tecelagem, design e capoeira, tendo início em novembro de 2016, com duração de seis meses e aulas uma vez por semana, na sede do Instituto ACM, no Pelourinho. Os programas oferecem qualificação em gestão do negócio, noções de design sustentável e curso de inglês em parceria com a Brazil Volunteers.

Estão previstas, ainda, ações de integração com as famílias dos participantes e visitas a espaços e eventos culturais da cidade.

Coletivo Criativo

Com uma curadoria especializada, o Coletivo Criativo reunirá, em forma de mostras ou feiras, os produtos gerados nos Armazéns Criativos, além de outros produtos e serviços criativos dos empreendedores de cada região. Haverá também apresentações artísticas e musicais e, a cada edição, serão convidados possíveis prospects a fim de fomentar parcerias estratégicas e comerciais. A primeira edição acontecerá em março de 2017, em formato de feira, para expor e comercializar os produtos criados nos Armazéns Criativos.

Circuito Criativo

O Circuito Criativo é um evento anual que irá reunir e conectar empresas, instituições e profissionais atuantes do mercado da Economia Criativa a fim de trocar informações e fomentar uma rede de atuação colaborativa através de formatos diversos, como reuniões, palestras, cases, workshops e rodadas de negócios.

Apoiadores

  • LX Topografia
  • Bahia Comunicação
  • Luciana Galeão
  • SER Negócio Sócio Ambiental
  • Bocazul
  • Brazil Volunteers
  • Rede Bahia

Patrocinadores

  • Coelba
  • Ademi Bahia

Realização

Instagram